30 Estatísticas do Google Meu Negócio que solidificam a importância do SEO local
- laranjeiramidia
- 12 de jun. de 2023
- 10 min de leitura
Atualizado: 14 de ago. de 2023

Vamos deixar este artigo com 30 estatísticas compartilháveis do Perfil da Empresa no Google que mostram como o GBP é importante para as empresas.
Ter um perfil da empresa no Google ( antigo Google Meu Negócio ) é essencial para qualquer empresa. No entanto, muitas empresas não reivindicam, completam ou otimizam totalmente seu perfil de negócios.
As consultas de pesquisa “Perto de mim” aumentaram mais de 200% nos últimos anos. Para que qualquer empresa local seja encontrada no Google, ela começa e termina com seu Perfil da Empresa no Google.
Compilamos uma lista de 30 estatísticas e fatos poderosos que demonstram a importância do seu Perfil comercial do Google para o sucesso da pesquisa local.
1) As pesquisas "Perto de mim" aumentaram mais de 200%
Quando as pessoas mudam de residência, saem de férias ou procuram um novo serviço, é comum que usem o Google para obter uma configuração do terreno: onde comer, o que fazer e o que comprar. O número de pesquisas contendo “perto de mim” aumentou mais de 200% nos últimos dois anos, de acordo com o Consumer Insights do Google !
Para aproveitar essa tendência, otimize a ficha da sua página de perfil da Empresa no Google, para que ela apareça perto do topo nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa local (SERPs).
2) Mais da metade das interações do Google Meu Negócio produzem visitas ao site
Se você conseguir obrigar os clientes em potencial a simplesmente interagir com seu perfil da empresa no Google, há mais de 50% de chance de que eles visitem seu site. Depois que eles visitam seu site, você pode convencê-los a fazer uma compra, experimentar seus produtos, entrar em uma lista de tráfego direto etc. – online ou pessoalmente.
3) 97% dos usuários aprendem principalmente sobre empresas locais on-line
Pense na última vez que você visitou uma empresa local pela primeira vez. Como você sabia para onde ir? O que o convenceu de que aquele negócio tinha o que você precisava? Provavelmente, você pesquisou no Google.
Mesmo que as pessoas passem por uma empresa a caminho do trabalho todos os dias, elas provavelmente olharão para o perfil do Google Meu Negócio antes de fazer uma compra. Incríveis 97% dos usuários aprendem sobre empresas locais online, com a maioria desses usuários aprendendo sobre elas por meio de painéis GBP.
4) 64% dos consumidores usaram perfis das empresas do Google para encontrar informações de contato
É do conhecimento comum que o Google há muito derrubou as Páginas Amarelas no fornecimento de informações comerciais. Na verdade, 64% dos clientes usam a lista de números de telefone nos painéis do Google Meu Negócio para entrar em contato com empresas locais, e esse número provavelmente continuará a crescer.
Se você ainda não otimizou seu GBP com um número de telefone correto e informações comerciais, faça isso agora — você está perdendo clientes em potencial!
5) Houve um aumento de 61% nas chamadas dos perfis de negócios do Google em 2020
Para construir uma conexão com os clientes, você precisa tornar mais fácil para as pessoas ligarem para você. Não há nada mais fácil para os clientes do que tocar em um número no seu perfil da empresa no Google para entrar em contato.
6) O perfil comercial médio do Google recebe 33 cliques por mês
As pessoas que visitam seu site têm mais chances de comprar de você. Embora 33 cliques por mês não pareçam muito, os cliques em libras esterlinas são especialmente valiosos. Eles vêm de quem tem um produto ou serviço em mente e tem uma forte intenção de comprar!
As pesquisas do Google se tornam Cliques, que se tornam leads, que se tornam novos clientes para o seu negócio.
7) 16% das fichas da GBP recebem mais de 100 chamadas por mês
Considerando que muitos Perfis de Negócios do Google são mal otimizados, colocar um pouco mais de esforço em SEO do que seus concorrentes pode compensar generosamente. Mais de 15% de todas as fichas de GBP resultam em negócios recebendo mais de 100 chamadas por mês!
8) 72% dos pesquisadores locais visitaram uma empresa em um raio de cinco quilometros
Um dos fatores mais essenciais do Google Meu Negócio está relacionado à proximidade com o pesquisador. Embora não haja muito que você possa fazer sobre a localização da sua empresa, é importante estar disponível para as pessoas mais próximas a você. Simplesmente otimizar sua página de perfil da empresa no Google pode fazer maravilhas para atrair clientes locais!
9) As empresas locais recebem 94% de suas chamadas GBP durante a semana
Pode não ser surpreendente que os dias de semana tenham um volume de chamadas mais pesado do que os fins de semana. O que pode ser surpreendente é que as empresas locais recebem 94% das chamadas durante a semana.
Sempre tenha alguém pronto para atender o telefone durante a semana. Também é importante listar os horários exatos no seu perfil comercial do Google. Quando as pessoas tentarem entrar em contato com você, você deve estar disponível do ponto de vista do atendimento ao cliente.
Oportunidade potencial: com menos negócios abertos no fim de semana, há uma oportunidade de receber ligações em vez de concorrentes se você estiver aberto para negócios no sábado e no domingo. Você vai querer ter certeza de que está legitimamente aberto e que tem alguém atendendo os telefones.
10) Mais de 5% das visualizações de GBP resultam em uma conversão (e está aumentando!)
Quando se trata de conversões, não estamos falando apenas de buscas diretas ou visitas. Mais de 5% das pessoas que simplesmente veem sua empresa aparecer no Google agendam uma consulta, enviam um formulário de contato para solicitar mais informações ou fazem uma compra. Para um perfil comercial do Google excelente e otimizado, essa porcentagem pode ser significativamente maior.
11) Anúncios com fotos têm duas vezes mais chances de parecer confiáveis
Quando alguém está fazendo uma pesquisa local no Google, geralmente mergulha nas fotos para saber mais sobre o negócio. Imagine se você estiver procurando por um restaurante. Você quer saber como é a comida e se eles têm ou não um pátio externo. Certifique-se de adicionar fotos ao seu Perfil da empresa no Google para que as pessoas confiem em sua empresa.
12) O uso de imagens no perfil comercial do Google aumentou a receita por visitante em 17%
Mesmo quando as pessoas visitam sua loja, ainda importa se você tem ou não imagens em seu Perfil comercial do Google. Se as pessoas estavam céticas antes de entrar, é provável que segurem suas carteiras um pouco mais.
Não perca o aumento de 17% na receita por visitante, especialmente quando é tão fácil quanto postar uma imagem!
13) Média de 11 fotos de empresa local por listagem de Perfil de empresa do Google
Mais imagens no seu perfil da empresa no Google podem ajudar a estabelecer a reputação. Se você não tiver pelo menos 11, adicionar mais é um caminho óbvio para melhores resultados.
O Google recomenda adicionar os seguintes tipos de fotos para sua empresa, dependendo do seu setor.
fotos externas
fotos internas
fotos do produto
fotos no trabalho
Fotos de comidas e bebidas (para restaurantes)
Salas Comuns
Fotos da equipe
14) O perfil da empresa no Google é sincronizado com o Google Maps para exibir a localização da sua empresa
É crucial certificar-se de que o endereço listado para sua empresa está correto. As pessoas odeiam se perder tentando encontrá-lo, e sua frustração pode afastá-las permanentemente.
Graças ao Google Maps, tudo o que você precisa fazer é postar o endereço da sua empresa no seu perfil comercial do Google e permitir que os clientes usem o GPS para encontrá-lo.
15) Você não precisa de um endereço físico para o seu perfil da empresa no Google
Se você possui uma empresa móvel, como um food truck, talvez não tenha um endereço permanente. Felizmente, o Google reconhece milhares de tipos de negócios em situações semelhantes. As atualizações de localização ao vivo nos mapas do Google podem ajudar as pessoas a encontrar você com mais facilidade quando você estiver em trânsito. Há também a opção de escolher um raio para sua empresa ou ocultar sua localização.
16) Existem quase 4.000 categorias de perfil de negócios do Google para escolher
As contas do Google Meu Negócio devem refletir com precisão todos os tipos de negócios. Existem várias categorias específicas e outras mais gerais, caso você não consiga encontrar o tipo exato de negócio. Surpreendentemente, existem mais de 4.000 categorias GMB no total. As categorias de negócios variam de "Restaurante" a "Fornecedor de máquinas".
17) Anúncios completos têm 7x mais chances de obter cliques do que aqueles deixados inacabados
Com o Google Meu Negócio desempenhando um papel importante no SEO local, é vital completar seu perfil completamente. Mesmo pequenas informações ausentes podem afetar a confiança de um pesquisador em sua empresa. Por exemplo, sua empresa é de propriedade de mulheres? Você aceita cartões de crédito? É acessível para deficientes? Esses são todos os itens a serem respondidos em seu GPB que você pode estar negligenciando.
Ao discutir as estatísticas incríveis que favorecem os perfis de negócios do Google, os resultados excelentes vêm de listagens completas . Com tudo o mais sendo igual, uma empresa com um GBP completo gerará mais receita do que uma empresa cujo Perfil comercial do Google não contém informações vitais. Um menu desatualizado ou endereço incorreto pode fazer mais mal do que bem. Embora um GBP atualizado melhore a experiência do cliente, um desatualizado pode levar a ex-clientes frustrados.
18) 84% das pesquisas são 'Pesquisas de descoberta'
Na maioria das vezes, as pessoas fazem uma pesquisa no Google “perto de mim” para encontrar uma empresa que atenda às suas necessidades. Essas são chamadas de pesquisas de “descoberta” porque os clientes em potencial não tinham fidelidade específica a uma loja ou marca antes da consulta de pesquisa.
Com 84% das pesquisas sendo pesquisas de descoberta, você deve tornar seu GBP atraente para novos clientes e clientes recorrentes.
19) Mais pesquisas no celular do que no computador
Hoje em dia, mais pessoas pesquisam na Web com um dispositivo móvel do que com um computador. Isso permite que as pessoas tenham acesso constante ao que está ao seu redor enquanto viajam, o que explica o aumento de buscas com intenção local.
20) O Google detém a grande maioria do mercado de mecanismos de busca
O Google não apenas ofusca outros mecanismos de busca, mas nenhum consegue competir – e não por falta de tentativa. Existem 3,5 bilhões de pesquisas no Google por dia. As propriedades do Google respondem por aproximadamente 92% da participação no mercado de mecanismos de busca nos Estados Unidos. O segundo mecanismo de busca mais popular, o Bing, detém apenas 3%.
Desnecessário dizer que você obterá o melhor retorno possível otimizando para usuários locais do Google.
21) 90% dos usuários leem avaliações antes de comprar
O cliente pode nem sempre estar certo, mas tem mais poder do que nunca. O que outros clientes dizem sobre o seu negócio pode ser o fator que mais influência no seu perfil GPB.
22) Ao escrever uma crítica, 20% dos consumidores esperam uma resposta oportuna
Muitos clientes simplesmente desejam compartilhar sua experiência em sua empresa e seguir com suas vidas. No entanto, cerca de um quinto dos clientes espera uma resposta rápida do proprietário da empresa. Como prática recomendada, tente não deixar comentários sem resposta – sejam eles positivos ou negativos.
Pode ser tentador ignorar as avaliações negativas. No entanto, os clientes gostam de ver como sua empresa responde às críticas. Quando você está ativamente corrigindo erros de negócios, as pessoas se sentem mais seguras comprando de você.
Claro, você pode não ser capaz de fazer nada por clientes irracionais. Nesse caso, mostre profissionalismo ao explicar as políticas de sua empresa. Você está procurando uma maneira de remover essas avaliações negativas?
23) O número médio de comentários em um perfil comercial do Google é 39
Concentre-se em obter avaliações de qualidade para a página GBP da sua empresa para aumentar a receita. Embora o número médio de revisões seja 39, você não deve ver a comparação como uma métrica de sucesso ou fracasso. Pode levar algum tempo para obter avaliações autênticas e de qualidade.
24) A seção de perguntas e respostas do GBP permite que você 'fixe' as perguntas mais frequentes
Quanto mais rápido as pessoas tiverem suas perguntas respondidas, mais satisfeitas elas ficarão. Você economizará muito tempo respondendo a perguntas comuns nos resultados de pesquisa, em vez de responder à mesma pergunta repetidamente pelo telefone! Os Perfis de empresas do Google permitem que você fixe essas perguntas frequentes na parte superior do seu perfil.
25) O Perfil da empresa no Google é gratuito e custa R$ 0
Reivindicar e criar seu perfil da empresa no Google é fácil. A melhor parte é que é grátis e não custa um centavo. Algumas pessoas pensam que custa dinheiro configurar uma GBP e esse não é o caso. O fato de você pode classificar bem no Google no pacote local e direcionar o tráfego orgânico do seu perfil comercial do Google é mais uma prova de que você deve reivindicar e otimizar seu perfil da empresa no Google!
26) O Google está superando o Facebook e o Yelp com comentários
De acordo com a BrightLocal, o Google é o site de avaliações que mais cresce, superando o Facebook e o Yelp. Desde 2015, o Google está vendo o crescimento mais rápido de comentários, o que mostra quanta ênfase o Google colocou em seus resultados de pesquisa móvel. De 2015 a 2016, o Google viu seu percentual de novas avaliações crescer de 125% para 300%.
27) O Google Maps tem mais de 25 milhões de downloads
O Google Maps foi usado por mais de 51% dos usuários de smartphones em 2021 [ fonte ]. O Google Maps é o aplicativo de navegação mais usado, com mais de 25 milhões de downloads. O Waze é o segundo aplicativo de navegação mais popular, com mais de 13 milhões de downloads. O Google é dono do Waze, o que é mais uma prova de como o Google é dominante quando se trata de mapas e navegação.
Se você pesquisar uma empresa local, o Google mostra as direções com destaque, que vêm do Perfil da empresa no Google. Quando você insere seu endereço no Google Meu negócio, ele é integrado aos mapas. Existe uma forte correlação entre o seu perfil comercial do Google e o Google Maps.
28) 40% das empresas nunca postaram no Google Meu Negócio
A postagem tornou-se disponível no Google Meu Negócio em 2016. Segundo a Moz, 40% das empresas nunca fizeram uma postagem. Este é um fruto fácil que as empresas devem aproveitar. Quando você publica no Perfil comercial do Google, as postagens ficam visíveis na pesquisa quando alguém pesquisa sua marca.
29) 56% dos varejistas não reivindicaram seu Perfil comercial do Google
De acordo com o On The Map, 56% dos varejistas não reivindicaram seu perfil de negócios no Google. O Google está dando mais um empurrão para o comércio eletrônico. Os varejistas agora podem adicionar produtos em seu perfil comercial do Google [ fonte ]. No entanto, muitas empresas com uma loja física não estão aproveitando isso.
30) 42% das pesquisas locais levam a cliques no Google Local Pack
Existem bilhões de pesquisas locais que ocorrem a cada mês. De acordo com o On The Map, 42% das buscas locais no Google envolvem cliques no pacote local. Isso enfatiza a importância de se classificar no pacote local, pois resulta em cliques no seu site.
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