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13 Estratégias para Marketing Local

  • laranjeiramidia
  • 14 de jun. de 2023
  • 9 min de leitura

Atualizado: 14 de ago. de 2023


Quer que sua marca ou oferta seja encontrada pelo público local? Aqui estão 13 ótimas dicas para estratégias e táticas de marketing local.

Quer que sua marca ou oferta seja encontrada pelo público local? Aqui estão 13 ótimas dicas para estratégias e táticas de marketing local.


Você pode alcançar leads valiosos por meio de marketing local online e offline.


Você deve desenvolver estratégias eficazes de marketing local para construir sua autoridade de marca e atrair mais clientes.


Uma estratégia de marketing digital é essencial, independentemente de você estar iniciando um novo negócio ou já ter um.


O marketing digital e de mídia social são as partes mais importantes do marketing de uma empresa local, pois, de acordo com o Google , “83% dos compradores que visitaram uma loja na última semana dizem que usaram a pesquisa on-line antes de entrar em uma loja”.


Abordaremos algumas das táticas e estratégias de marketing local on-line que usamos com grande sucesso para atingir um público local.

1. Otimize para pesquisa local


Por meio do Perfil da Empresa no Google (GBP) , sua empresa aparecerá assim que alguém pesquisar sua empresa ou palavras-chave no Google.


É gratuito, o que é incrível.


Os resultados apresentarão empresas nas proximidades da pessoa que está pesquisando e até incluirão sua empresa no Google Maps.


Para começar, crie um perfil no Google com o nome da sua empresa, detalhes de contato, indústria, etc.


Em seguida, verifique sua ficha em Google Meu Negócio.


Depois de verificado, você pode adicionar imagens e uma biografia, fazer upload de blogs, criar ofertas, enviar e receber mensagens, adicionar avaliações de clientes e ver análises.


Além disso, é muito fácil de atualizar, então você sempre tem informações relevantes online.


Você pode dar um passo adiante e configurar o negócio com uma estratégia sólida de criação de links locais.


O uso de fontes de citação como Yellowpages.com informa ao Google onde sua empresa está localizada.


Além disso, o GBP possui uma ótima função que permite definir o raio dos serviços para um raio específico.


É importante adicionar regularmente novos conteúdos ou postagens de na sua conta GBP.


Considerando que uma postagem expira após sete dias, você provavelmente precisará agendar uma postagem pelo menos uma vez por semana. Por que isso é importante?


As postagens do GBP podem ajudar a direcionar o tráfego e o engajamento.


Você tem uma venda ou evento chegando? Você pode promover qualquer coisa relacionada ao negócio em GBP.


Se você não tem certeza de que vai se lembrar de fazer upload de um blog semanalmente, use aplicativos e ferramentas de agendamento de conteúdo como Semrush, Hootsuite e Mlabs.


No que diz respeito à visibilidade hiperlocalizada, o GBP é um acéfalo.

2. Comentários locais de clientes locais


Como usuários on-line cautelosos, a primeira coisa que as pessoas notam geralmente são as avaliações fornecidas na ficha do Google Meu negócio.


Uma avaliação ou depoimento positivo pode demonstrar aos clientes locais que você é uma empresa em quem eles podem confiar.


Isso ajuda muito a mover os clientes pelo funil de vendas em direção à conversão ou compra.

Então, como você recebe críticas?


Recebeu críticas negativas? Sem problemas.

Você pode usar avaliações negativas como uma forma de coletar informações significativas do cliente.


Você não apenas obterá informações sobre como pode melhorar os produtos ou a experiência do cliente, mas também poderá aproveitar a oportunidade para transformar a avaliação negativa em positiva, entrando em contato com o cliente e corrigindo a experiência, produto ou serviço ruim .

3. Otimize seu site com SEO


O próximo passo para colocar sua marca e produto no mercado local é otimizar seu site para pesquisa orgânica.


A primeira e principal maneira de fazer isso é por meio da otimização de palavras-chave. Embora muito disso seja intuitivo no início, logo você ficará sem ideias inteligentes e precisará fazer uma pesquisa de palavras-chave.


A concorrência em palavras-chave de cauda curta é acirrada, e é quase certo que alguém que está no mercado há mais tempo do que você já esteja classificado para isso.


Portanto, concentre-se em palavras-chave geoespecíficas de cauda longa. Elas são ideais porque as pessoas que usam palavras-chave de cauda longa geralmente sabem o que querem (elas não são precipitadas) e estão mais prontas para engajar.


Aqueles que usam palavras-chave geoespecíficas sabem onde querem fazer negócios.


Então, digamos que você seja uma empresa de marketing digital que fornece serviços de marketing B2B para empresas em uma área específica.


Seria inútil otimizar apenas para “marketing” ou “marketing digital”. Esse navio partiu!


Em vez disso, crie páginas no site baseadas em localização, orientadas a nichos e com palavras-chave de cauda longa.


Por exemplo, você pode criar uma página ou blog chamado “Marketing digital para empresas B2B em Goiânia” ou “Como as empresas B2B na cidade de Goiânia podem se beneficiar do marketing digital”.


Você entendeu.

Isso significa que as páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs) mostrarão resultados para usuários que pesquisam por “empresas de marketing digital perto de mim”.

4. Crie conteúdo localizado


O marketing de conteúdo é uma grande parte de atrair um público-alvo, que se conecta ao marketing de entrada.


Descobrimos que quanto mais valioso, relevante e consistente for seu conteúdo, mais seu público-alvo se envolverá com ele.


Mas por onde você começa?


Crie conteúdo que resolva os pontos problemáticos do seu cliente e que seja perene.


Não há atalho quando se trata de uma boa criação de conteúdo. Faça a pesquisa, escreva para humanos e os algoritmos do Google também vão adorar. Para isso, adoramos blogs de “como fazer”, whitepapers, ebooks, infográficos, vídeos e outros blogs de formato longo (mais de 900 palavras). Dessa forma, seu conteúdo ajudará os clientes em potencial a encontrar seu site ao procurar soluções.


Neste exemplo, quando a pessoa insere uma palavra-chave de cauda longa, “melhores clinicas de estéticas em Goiânia”, o Google traz anúncios que correspondem ao termo de pesquisa.


Também traz resultados orgânicos. O melhor de tudo é que ele cria perguntas do tipo “As pessoas também perguntam” (PAA).


Isso pode incluir: “Qual é o custo médio da depilação a laser?”


Por que não usá-los como um guia para novas ideias de conteúdo?


Esse tipo de conteúdo rico em SEO e de alto valor atrai novos visitantes ao seu site e estabelece sua marca como líder e autoridade no assunto.


Você verá melhores resultados para o seu negócio ao integrar o marketing de conteúdo à sua estratégia de marketing online local.

5. Revise o design do seu site


A aparência do seu site é tão importante quanto as palavras e o conteúdo que o tornam localizável nos mecanismos de pesquisa.

No entanto, embora as palavras-chave levem os visitantes ao seu site, seu design e a experiência do usuário (UX) os manterão lá.


Use imagens e vídeos em seu site que façam referência à sua localização, bairro e empresa para que haja uma referência reconhecível à sua entidade localizada. Além disso, a internet está evoluindo tão rapidamente quanto as necessidades dos consumidores.


Portanto, seu site que estava na vanguarda do design quando você o publicou há cinco anos provavelmente não está mais no caminho certo.


Pode ser hora de um redesenho.


A coisa mais importante a proteger em seu site é a experiência do usuário.

O site deve ser fácil de usar, fácil de navegar e fácil de entender.

6. Integrar a ferramenta de CRM


As soluções de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) garantem que tenhamos uma compreensão mais precisa de nossos clientes.


A maioria dos CRMs pode se integrar a sites modernos. Mas como seu site alimenta os dados de prospects no CRM?


Por um lado, você pode considerar adicionar um pop-up em seu site. Pode ser um convite para assinar seu boletim informativo, ver uma promoção limitada ou anunciar o lançamento de um novo produto.


Quando vinculadas ao seu CRM, suas páginas de destino de geração de leads também atualizarão automaticamente seu CRM, como HubSpot ou Salesforce .


Isso não apenas alimenta seu pipeline, mas também melhora os dados primários e a segmentação e, assim, torna suas mensagens de marketing muito melhores. Além disso, campanhas localizadas podem ser lançadas por meio do seu CRM.


Você pode facilmente identificar e segmentar clientes e clientes em potencial por região se os dados tiverem sido capturados adequadamente em seu CRM.


Lembre-se, a qualidade dos dados que você captura é a qualidade da saída que você obterá.

Isso pode ser usado para convites personalizados para eventos e ativações presenciais, para campanhas de e-mail específicas da área e assim por diante.

7. Atraia visitantes locais por meio de anúncios do Google


Como eu sempre dissemos, se você quer vendas, você precisa anunciar. O Google Ads é exatamente isso.


Embora o SEO seja ótimo para pesquisa orgânica local, você precisa do Google Ads e de outros canais de mídia pagos para oferecer suporte à geração de leads e às campanhas de e conhecimento da marca.


O Google Ads é um canal de pagamento por clique baseado em palavras-chave que permite segmentar públicos-alvo com base em palavras-chave e localização (entre outras coisas).


Sua cópia criativa e conteúdo orientado a soluções ajudarão a capturar seu mercado local até que seu SEO esteja em pleno andamento. Ao configurar seus anúncios do Google Ads, implemente o acompanhamento de conversões – o que ajudará você a otimizar suas campanhas e direcionar para o sucesso comercial ideal.


Ele também alinha as táticas de smarketing, em última análise, oferece suporte ao crescimento dos negócios.


Por exemplo, um de nossos clientes é uma clínica de estética.


Estamos segmentando apenas pessoas em um raio de 8 km em torno de sua clínica por meio do Google Ads.


Dessa forma, obtemos o máximo retorno sobre o investimento (ROI) sobre o dinheiro gasto.

8. Alimente o funil com remarketing


O remarketing é um elemento importante do seu arsenal de marketing digital localizado. Isso é eficaz se o seu anúncio de SEO ou Google não funcionar da primeira vez ou se o cliente ainda estiver na fase de consideração da jornada do comprador.


O remarketing oferece suporte a outras táticas mais específicas de geolocalização ao considerar como fortalecer suas estratégias de marketing local. Portanto, se sua campanha do Google Ads (limitada por geolocalização) ou sua campanha social paga (da mesma forma, orientada para dados demográficos) enviar tráfego para seu site, o remarketing os apoiará seguindo esses visitantes após o fato.

No final, o remarketing aumenta as conversões, promove o reconhecimento da marca e ajuda você a ficar em primeiro lugar com os clientes em potencial.

9. Faça o telefone funcionar com os anúncios somente para chamadas do Google


Se você depende muito de chamadas telefônicas para gerar negócios, os anúncios somente para chamadas do Google podem ser inestimáveis ​​e ideais para marketing local.


Isso ocorre porque, assim como em outros produtos do Google, você pode segmentar um grupo demográfico específico em seus anúncios somente para chamadas.


Também é uma boa opção se você não tiver nenhuma página de destino específica simplesmente porque seu produto ou serviço não precisa dela, e uma ligação direta simplesmente funciona melhor.

10. Insista em páginas de destino otimizadas para CRO para cada campanha

Ao contrário da crença popular, sua página inicial não é sua página de destino.

Sua página inicial é sua página inicial.


É um resumo do seu site com muitos pontos de saída para outras páginas, muitos call to action (CTAs) diferentes – como “saiba mais” e “fale conosco” – e muitos focos diferentes.

Uma página de destino tem um trabalho: conversão.


Se você está gastando dinheiro em uma campanha publicitária, precisa desses cliques para trabalhar duro.


Para fazer isso, você precisa de uma página de destino projetada especificamente para essa campanha, pensando na geração de leads.


Portanto, o formato testado e confiável é:


Cópia emotiva que inclui um ponto problemático e solução.


Uma imagem que evoca um sentimento.


Um CTA acima da dobra.


Abaixo da dobra, você pode ter suas filas de confiança, depoimentos, benefícios e assim por diante.


O rodapé pode reiterar o CTA.


É isso.


Sem botões e links que o levem para fora da página.


Nenhum clique é necessário para expandir as seções. O único clique disponível na página é “Compre agora” ou “Enviar” (ou qualquer que seja a ação desejada).


Enxágue e repita para cada campanha.

11. Aproveite as mídias sociais


A mídia social pode ser uma ótima maneira de aumentar o conhecimento e o engajamento da marca local.


Por um lado, os grupos comunitários geralmente já têm todos os clientes desejados em um só lugar.


Lembre-se, você precisa estar ativo nos canais de mídia social que seu público-alvo prefere.


Pode não ser o seu bar local, então você precisa se sentir confortável com o uso de plataformas como TikTok e Instagram para o público da Geração Z e Geração Y, enquanto o Facebook é ótimo para a Geração X e Boomers.


O LinkedIn é ideal para segmentação B2B.


Publique conteúdo orgânico, como atualizações de status, fotos e vídeos, ou execute campanhas publicitárias. Assim como o Google Ads, a maioria das plataformas sociais permite segmentar geograficamente suas campanhas.


Isso é ótimo para marketing local.


Por exemplo, se você tiver um local físico, poderá concentrar seus anúncios de mídia social em alcançar todas as pessoas em um raio de 8 km de sua localização.


Isso permite táticas de marketing super localizadas e direcionadas.

12. O vídeo conta sua história caseira


O vídeo agora é preferido em relação a todos os outros meios visuais por mais consumidores. Na verdade, 95% das conversões são auxiliadas por vídeo.


Mantenha-o pessoal, local e direcione seu conteúdo de vídeo para o ponto problemático do cliente que você pode resolver.

Seus recursos de vídeo não precisam ser todos anúncios. Você pode ter depoimentos e instruções incorporados em seu site ou publicados no YouTube .


Apenas certifique-se de contar uma história e que - na história - seu cliente é o herói e você é simplesmente o guia que os ajuda a ter sucesso.

13. Ativações e eventos offline


Ativações e eventos offline são uma das estratégias favoritas de fortalecer o marketing local.


Trabalhando em conjunto com suas atividades on-line – como e-mail, anúncios e redes sociais – essa abordagem de “inicialização” produz resultados surpreendentes.


Aproveite a proximidade física que você tem com seus clientes locais. Considere cartões de fidelidade, patrocínios de caridade, programas de referência, cafés da manhã de networking e outros eventos de fortalecimento da comunidade.


Tudo isso adiciona uma enorme gravidade à sua marca e permite que você se conecte com seu público-alvo localmente.

Resumo


Com tantas maneiras de ser encontrado on-line localmente, temos certeza de que seu público-alvo local descobrirá seus produtos e serviços.


Certifique-se de ativar e estar ativo no Google Meu Negócio.


Mantenha seu site atualizado e fácil de usar e lembre-se de adicionar conteúdo regularmente no Perfil da Empresa no Google meu negócio, (blogs).


Encontre comunidades nas mídias sociais e crie anúncios no Google e nas plataformas sociais que atingem minuciosamente o público desejado.


Encontre comunidades na vida real e crie eventos e atividades nas quais o público-alvo local possa participar.


Tudo isso contribui para o reforço da marca.


Por fim, lembre-se sempre de posicionar seu cliente como o herói, ao resolver seus pontos problemáticos exatamente onde eles estão.


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